terça-feira, 10 de agosto de 2010

CORSAN VAI CONSTRUIR NOVA BARRAGEM EM CANGUÇU

 a Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), Vai investir R$ 8,9 milhões na execução da barragem no Arroio Pantanoso e na estação elevatória de água bruta, em Canguçu, na região Sul. A obra garantirá o abastecimento nos períodos de estiagem, já que as duas barragens existentes (Olaria e Moinho) não são suficientes, no caso de uma seca prolongada. O investimento atenderá toda a população urbana do município, estimada em 20 mil habitantes.

Os trabalhos compreenderão 22,6 quilômetros quadrados de área inundada, podendo acumular 611,103 mil metros cúbicos de água. A nova barragem terá uma extensão de 55 hectares. A partir da nova barragem, a água será recalcada através de uma adutora de água bruta, existente, até a estação de tratamento de água da cidade de Canguçu, localizada ao noroeste do município, a uma distância de sete quilômetros. O acesso será feito pela BR-392, dois quilômetros após a localidade de Vila Lacerda. Para construção da barragem, deverá ser realizado um desvio no rio, que passará a ter um novo curso, por meio de um canal de aproximação, e passará por baixo do vertedor, do tipo "Creager" em concreto ciclópico, através de duas galerias.

A adutora parte do Arroio Pantanoso e desenvolve-se por uma estrada de terra, em direção a Canguçu. Em seguida, segue margeando a BR-392 até o entroncamento de acesso à cidade. No trecho urbano, a adutora segue ao longo da via pública até a Estação de Tratamento de água (ETA). A barragem constitui-se de um maciço aterro compactado nas extremidades das ombreiras, com vertedor, bloco de tomada de água e descarga de fundo, formando uma estrutura única em concreto, em sua porção central. A altura máxima da barragem é de 12 metros, que em função da topografia local, proporciona uma extensão de 180 metros. O prazo previsto para execução da obra é de 420 dias, a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação
.  FONTE DIARIO POPULAR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário